No dia 27 de outubro de 2022, a Oiti realizou o evento exclusivo “A Outra Face da Biometria Facial”, em parceria com a Intel, planejado para transformar a visão do mercado sobre a Identificação Facial e sobre o futuro da biometria.
Contamos com a presença de grandes nomes da Prevenção a Fraudes, muito networking e até um happy hour no final.
Vem acompanhar tudo que aconteceu por lá!
Quais foram os painéis?
O “A Outra Face da Biometria Facial” trouxe três painéis especiais para compartilhar visões, aprendizados e estratégias disruptivas úteis para o atual cenário com o público.
A abertura ficou por conta dos executivos Marcelo Honda, CEO da Oiti, e da Claudia Muchaluat, Presidente da Intel Brasil.
Estado da Arte do Processamento de Biometria Facial em Tempo Real
Nosso primeiro painel contou com a participação de Alessandro Faria (cofundador e CTIO da Oiti), Pietro Colloca (Especialista de Aplicações da Intel) e Flávio Rescia (cofundador e CTO da Darede).
Esse primeiro bate-papo trouxe uma visão bem robusta sobre a Biometria Facial como ferramenta de Prevenção à Fraude, além de tópicos como Inovação no mercado, Metaverso, Cloud Computing e Visão Computacional. Cada painelista, na sua especialidade, compartilhou seus conhecimentos com os convidados.
Uso da Inteligência de Dados e Antifraude Potencializando a Biometria Facial
Um dos momentos mais esperados do evento, este painel contou com os executivos Fernando Gomes (Chief Product Officer) e o Marcos Munoz (Head de Produto), ambos da Oiti. Durante a palestra, eles trouxeram as inovações da Oiti com o advento da “IA³”, uma mudança de paradigma para o mercado e ferramenta essencial para a geração de valor com o cliente no centro das decisões e na prevenção à fraude para a sua empresa.
Neste momento, o público conseguiu ver de perto como as fraudes estão se tornando cada vez mais avançadas, e quais são as principais formas de proteger suas empresas usando a abordagem IA³: Inteligência Artificial, Inteligência Antifraude e Inteligência Analítica da Oiti.
Cases Oiti: Aplicação da Potência Tecnológica do Certiface em seu Estado de Arte para Prevenção a Fraude
Para fecharmos os painéis, conduzidos pelo Rafael Baptista, nosso Head de Costumer Sucess, apresentamos dois cases da Oiti.
Convidamos dois grandes nomes da Prevenção a Fraude neste painel: Lilian R., Head de Prevenção a Fraudes do Banco Safra e Wellington Alves, CEO da Trigg. Ambos clientes da Oiti, que trouxeram os resultados do uso da biometria facial como tecnologia Antifraude.
Se ainda restassem dúvidas, nesse momento os convidados entenderam que é extremamente necessário ter um bom apoio de prevenção a fraudes dentro da sua estratégia. Afinal, nada como ouvir de quem já está vivenciando os resultados positivos, não é mesmo?
Os maiores aprendizados do evento
Não adianta comparecer a um evento e sair de lá sempre insights, certo? E não faltaram aprendizados em “O Outro Lado da Biometria Facial”.
Os dados abaixo são da Oiti.
Quais são as regiões com mais ataques?
A região sudeste é a mais prejudicada, com uma taxa de ataque de fraude de identidade de 3,6%. Embora a tendência de migração do ataque de fraude tenha diminuído entre 2021 e 2022 nessa região, e aumentado 56% na região norte do Brasil.
Quais faixa etárias sofrem mais?
Entre os públicos mais vulneráveis a fraudes de identidade, as faixas etárias mais extremas são as principais prejudicadas: menores de idade e pessoas com mais de 90 anos.
Pessoas com menos de 18 anos tem 8x mais chances de sofrem um ataque, enquanto para os idosos acima de 90 anos esse número sobe para 14x.
Quem tem entre 19 e 35 anos tende a sofrer menos com esse tipo de fraude, apenas 1,7%.
Quando observamos a média, vemos que 2,8% da população corre risco de sofrer com ataques de fraude de identidade.
Quais os principais ataques em Fraude de Identidades?
O Brasil, infelizmente, entende bem de golpes de identidade por engenharia social, e está evoluindo cada vez mais em fraudes técnicas.
Entre os principais ataques vemos que 88% são de “foto da foto”, onde o fraudador usa imagens retiradas das redes sociais e outras fontes dos consumidores para burlar a biometria facial e realizar transações ilegais em aplicativos das lojas, contas digitais, entre outras operações. 10% são de deepfake, quando o computador extrai, compila e reconstrói determinado rosto.
Com um número menor, temos 1,5% com uso de objetos, e 0,5% de pessoas inconscientes (tais como pessoas hospitalizadas e em coma). É bem triste, mas esse público também sofre desses ataques.
Melhor solução de Identificação e Autenticação
Durante o evento, mostramos que a Oiti é a IDTech Brasileira com a melhor solução de Identificação e Autenticação. Mas por que isso é verdade?
Não conhece a gente ainda? Veja quem é a Oiti!
Somos uma empresa de soluções inovadoras e raízes fortes. Hoje, nosso principal produto é a plataforma de identificação, que, por meio do reconhecimento facial, combate às fraudes cadastrais e financeiras.
Contamos com mais de 100 milhões de usuários ativos, 1,2 milhões de faces restritas e 80% de aderência. Além disso, só em 2021, foram mais de 3 bilhões de fraudes evitadas.
Ao longo do “O Outro Lado da Biometria Facial”, nós apresentamos alguns produtos, como Autenticação Facial, Bureau de Faces, Liveness e solução para Documentos Falsos.
E mostramos alguns diferenciais, como à nova abordagem IA³: Inteligência Artificial, Inteligência Antifraude e Inteligência Analítica.
Além disso, apresentamos a nossa nova Classe de Risco de Identificação. São 10 classes, que contam com mais de 30 variáveis.
Dinâmica: quem entende mais de prevenção a fraude?
Após os painéis, separamos algumas perguntas e fizemos um quiz valendo uma Echo Dot para os 3 primeiros colocados. Quem mais prestou atenção no evento e teve mais agilidade ao responder, entrou no pódio.
Mas ninguém saiu de lá sem brinde, tá? Todos os participantes ganharam um kit de copos de café.
Cabelo, obrigado!
Com objetivo de agradecer ao Cabelo, Alessandro Faria, nós, preparamos uma homenagem surpresa para ele no final do evento.
Por ser um brasileiro tão dedicado a tecnologia, ele nos enche de inspiração todos os dias. E nada mais justo do que homenageá-lo.
Compartilhamos um vídeo com As Outras Faces do Cabelo, onde o público pode ver mais sobre quem é o Cabelo fora da tecnologia. Aquele apaixonado pela família, pela cultura nerd e uma cervejinha com amigos.
Além do homenageado do dia, os convidados também se emocionaram bastante!
Networking, coffee break e happy hour
Nada melhor do ver os convidados conversando e compartilhando aprendizados. Pensando nisso, separamos dois momentos mais que especiais: coffee break e happy hour.
Nessas duas pausas maiores, os convidados puderam conversar entre si e também continuar tirando dúvidas sobre Prevenção a Fraudes com os nossos especialistas e compartilhar seus cases pessoais e aprendizados de carreira com os companheiros de mercado.
Da uma olhadinha como o pessoal aproveitou:
Gostou de acompanhar um pouquinho do que aconteceu no “O Outro Lado da Biometria Facial”? Queremos ver você no próximo evento, combinado?
Sobre a Oiti
Nascemos para ser uma ferramenta à serviço da sociedade e temos como propósito tornar as relações entre as empresas e os consumidores mais seguras e confiáveis.
Nossas soluções tecnológicas previnem, todo ano, mais de R$ 5 bilhões em fraudes. Queremos assegurar que as pessoas tenham tranquilidade e confiança na hora de usar seus dados e preservar algo singular: a sua identidade. Quer saber mais sobre nós? Acesse a nosso site: https://www.oititec.com.br/