Nesta sexta-feira, dia 16, o Bacen informou o vazamento de dados de 137.285 chaves PIX ligadas à empresa Abastece Aí, que oferece uma carteira digital com cashback para pagamentos.
A exposição ocorreu entre os dias 1° de julho e 14 de setembro e continha dados como CPF, nome de usuário, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta e data de criação da chave.
Em nota, a instituição informou que o vazamento está ligado a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”, e que não foram expostos dado sensíveis, tais como senhas, informações de movimentação financeira ou saldos.
A Abastece Aí comunicado afirmando que, “em razão do incidente de segurança, do qual foi vítima, já bloqueou as atividades suspeitas.”
Apesar da segurança do PIX, incidente não é novidade
O BC afirma que já tomou as ações necessárias para a apuração do caso e que aplicará as medidas previstas na regulação. As pessoas que foram vítimas do vazamento receberão notificações exclusivamente pelo aplicativo ou pelo internet banking da empresa, explicando ainda que os dados cadastrais não permitem movimentação dos recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
Não é a primeira vez que o incidente ocorre. Desde o lançamento do PIX, em 2020, esse é o quarto vazamento informado. Dois deles ocorreram em 2021 envolvendo as empresas Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Acesso Soluções de Pagamento. Outro ainda em 2022, com a empresa Logbank Soluções em Pagamento.
Ainda assim o PIX é um sucesso absoluto!
Mesmo com os vazamentos, a ferramenta é uma das mais usadas pelos brasileiros e sua popularidade só cresce. Em agosto deste ano, o Bacen divulgou que registrou um novo recorde no número de transações feitas com a tecnologia realizada em um único dia: 89.999.914 em apenas 24 horas. É o maior volume já registrado pelo BC desde a estreia do sistema.
Como deixar o Pix dos seus clientes ainda mais seguro com a Autenticação sem Esforço
Se você preza por garantir a segurança do seu usuário nas transações e busca uma solução para adicionar ainda mais proteção contra fraudes, olha a boa notícia: nossa solução Certiface AT já está preparada para autenticar seu cliente em transações Pix!
O Certiface AT reúne as capacidades de Liveness Detection e Autenticação Facial, que combinam recursos tecnológicos mais avançados da atualidade para entregar um processo de autenticação forte, por meio do fator de biometria, potencializando a experiência do usuário e mantendo a performance de tempo de resposta transacional.
A nossa oferta é dedicada a processos de autenticação e autorização de pessoas físicas, auxiliando os clientes na segurança na autenticação de usuários:
- Login em aplicativos e acesso a sistemas diversos;
- Transações financeiras, tais como pagamentos e transferências;
- Transações não financeiras, como por exemplo troca de senha, alteração cadastral de dados sensíveis.