Com o fim de ano chegando, e os e-commerces já começam a se preocupar com as duas das maiores datas comerciais: Black Friday e Natal. Com isso, é importante nos atentarmos também as taxas de fraudes que acompanham grandes faturamentos.
Uma pesquisa mostrou que mais de 78% dos brasileiros pretendem fazer compras pela internet na Black Friday de 2022. Os eletrônicos e eletrodomésticos somam 35% do interesse desses consumidores.
Além disso, 7 em cada 10 brasileiros tem a intenção de fazer suas compras através do cartão de crédito.
Outra pesquisa mostrou que 61% dos consumidores devem gastar mais de R$ 1 mil, e 38% planejam gastar mais que no ano anterior.
Vale ressaltar que esse final de ano é especial: Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Com isso, é esperado que mais de R$ 20 bilhões sejam injetados na economia.
Só em 2021, evitamos um prejuízo de quase R$ 7 milhões em fraudes para os nossos clientes na Black Friday.
Esses dados apenas reforçam o quanto essa data é extremamente importante para o comércio, mas também pede por precauções. Afinal, nessa época, os golpistas também enxergam oportunidades.
O que você vai ler neste artigo:
- Por que é tão importante se preocupar com fraudes?
- Golpes e Fraudes comuns em época de Black Friday
- 5 dicas de como evitar fraudes da Black Friday
Por que é tão importante se preocupar com isso?
Na Black Friday de 2021, foram registrados 178% de aumento no número de sites fraudulentos em relação a média dos anos anteriores. Surgiram praticamente 5.300 sites maliciosos novos por semana.
Para atrair consumidores, os golpistas enviavam e-mails com ofertas falsas de até 85% de desconto, utilizando técnicas como o phishing para capturar dados.
Uma pesquisa realizada pela CNDL apontou que 40% dos consumidores realizaram compras pelas redes sociais entre 2019 e 2021, por encontrar maior praticidade, poder tirar dúvidas com vendedores e também encontrar melhores ofertas. Porém, vale ressaltar que, já temos histórico de US$ 770 milhões em fraudes nas redes sociais ao longo do ano passado.
Fraude é problema sério e global, todos estão suscetíveis a isso. Dados mostram que 57% das empresas são alvos de ataques e fraudes digitais com média e alta frequência.
Você vai correr o risco de não proteger a sua nessa Black Friday?
Golpes e Fraudes comuns em época de Black Friday
Além das dicas que traremos no artigo, você também precisa estar atento aos principais golpes e fraudes na Black Friday.
Confira 7 deles a seguir:
Sequestro de Estoque
O Sequestro de Estoque é quando, durante uma queima de estoque, o golpista cria diversas contas e compra os produtos com desconto através do boleto bancário.
Como essa forma de pagamento leva alguns dias para confirmar a venda, o estoque da empresa não contabiliza esse produto para evitar que sejam vendidas mais unidades do que há.
Porém, os golpistas compram uma quantidade enorme e não pagam. Impedindo que o varejo venda nessa data tão importante. Se a “compra” for realizada na sexta-feira de Black Friday, a empresa só confirmará o não pagamento na terça-feira, após a Cyber Monday inclusive.
Phishing
Você sabia que as tentativas de phishing aumentam 440% durante a Black Friday?
Páginas falsas, e-mails com promoções “boas de mais para serem verdade”, SMS com links suspeitos, contas em redes sociais fraudulentas. Essas são apenas algumas das táticas que os golpistas usam para realizar o phishing.
Por isso, é importante educar o seu consumidor para que ele saiba onde fazer a compra corretamente, ou seja, com você!
Boletos falsos
A fraude de boleto também é bastante comum nessa época do ano. Os golpistas enviam um boleto falso para a vítima pagar, mas o cliente não recebe sua compra.
Aqui também é usado de e-mails com links de promoções falsas, mas atrativas para conquistar o olhar dos consumidores. Esses por sua vez, se não tiverem bem atentos, poderão cair em uma armadilha.
Assim como o phishing, o ideal é mostrar para o seu consumidor como não cair neste golpe. Reforce qual é o seu endereço de e-mail, assim como a importante de conferir as ofertas dentro do seu site.
Bolware
Embora seja antigo, esse golpe ainda é utilizado. O Bolware ou golpe de boleto é quando os fraudadores usam de malware para modificar o código do boleto. Assim, quando o consumidor realiza a compra, o dinheiro cai para o golpista e não para a loja.
Como o e-commerce não recebeu o pagamento, o consumidor que confiou no seu site não recebeu a compra. Isso pode prejudicar a credibilidade da sua marca.
Software atualizados, antivírus e soluções antifraudes são alternativas para aumentar a segurança do varejo. De qualquer forma, vale reforçar para seus compradores a importância de conferir todos os dados do boleto antes de finalizar o pagamento.
Fraude amigável
A fraude amigável pode gerar chargeback – quando o cliente contesta a compra, por isso é importante se atentar a ela.
Essa fraude acontece quando um parente ou amigo usa o cartão de outra pessoa, e essa, por sua vez, desconhece a compra final. Por isso, acaba solicitando estorno para a empresa.
Fraude deliberada ou efetiva
No caso da fraude deliberada, a compra é realizada através de dados roubados de cartão de crédito. Por ser realizada por quem, normalmente, já tem experiencia com golpes, ela acaba sendo uma das que mais geram prejuízos aos e-commerces.
Autofraude
Esse último tipo de fraude é quando o próprio comprador e titular do cartão aplica o golpe na empresa. Para isso, ele contesta um produto comprou e recebeu, solicitando estorno e gerando prejuízo para o lojista.
Saiba a diferença entre Autofraude e Fraude Amigável
5 dicas de como evitar fraudes na Black Friday
Agora que você já conhece o perigo que essa época pode causar, chegou o momento de descobrir como evitar fraudes na Black Friday.
É importante que você proteja a sua empresa de golpes, mas também os seus consumidores.
Tenha um certificado de segurança
Caso seu e-commerce ainda não tenha, é importante que você garanta o certificado SSL. Ele envia de forma criptografada os dados dos seus usuários para o servidor, garantindo maior segurança para ambos os lados.
Treine seu time para a prevenção de fraudes
Oferecer cursos, ministrar workshops ou oferecer um guia prático ajuda seus colaboradores a evitarem possíveis danos. Conhecer os riscos e saber como evitá-los, trará mais segurança para sua operação – especialmente nessa data.
Aplique soluções antifraude
A tecnologia tem muito a nos apoiar na prevenção de fraudes também. Existem empresas especializadas em proteger o seu e-commerce, como a Oiti, onde você pode contar com a Inteligência Artificial, Inteligência de Dados e Analítica, com um time de Especialistas em Fraude, prontos para prevenir golpes.
Conheça os meios de pagamento
Seu e-commerce está aceitando quais tipos de pagamento? Você está usando novidades como carteiras digitais, por exemplo? Você conhece a prevenção que essa empresa usa nos seus produtos? Pode parecer uma preocupação distante, mas você precise necessário confiar em marcas parceiras, e se certificar que elas estão preocupadas com a segurança assim como você.
Eduque seus consumidores
Oferecer dicas de como escapar das fraudes da Black Friday é uma boa oportunidade para criar um maior vínculo com seus clientes, além de ajudá-los a fazer compras em ambientes seguros.
Faça auditorias e monitoramentos constantes
Sejam internas ou externas, elas são uma das melhores forma de prevenir as fraudes na Black Friday. Entenda qual é o tamanho do seu e-commerce e qual é a melhor alternativa para essa escolha.
Os monitoramentos servem para encontrar possíveis brechas que podem ocasionar em golpes depois.
Como o Certiface pode ajudar a diminuir as fraudes na Black Friday?
Depois de conferir as dicas de como proteger o seu e-commerce das fraudes na Black Friday, você já sabe como garantir maior segurança para a sua operação?
Mais importante do que lidar com as fraudes, é preciso se antecipar e atuar antes que aconteçam, em duas etapas principais: no Onboarding dos seus clientes, onde as contas são criadas; e no Transacional, onde o cliente (ou o golpista) já tem um usuário criado e efetua compras recorrentes.
Assim, é possível evitar fraudes e golpes como o Chargeback, Autofraude, Sequestro de Boletos, Fraude Interna, entre outras que envolvem a criação e o uso de uma identidade.
Dentro de cada uma dessas etapas é possível usar os benefícios da Biometria Facial para evitar contas fake e os golpes e fraudes subsequentes. Veja como as nossas soluções funcionam:
Onboarding: Use o Certiface ID
Oferta dedicada a etapa de autenticação facial e verificação de identidade de pessoas físicas, auxiliando os clientes nos processos de onboarding digital, abertura de conta em loja física e formalização digital.
Ela evita que pessoas golpistas criem contas com perfis falsos usando fotos, vídeos e informações roubadas ou vazadas na Dark Web.
Esta solução contempla em uma API a integração de componentes e ferramentas mais seguras para certificação da identidade de uma pessoa a partir de uma imagem frontal da face, dados mínimos (CPF, Nome e Data de Nascimento) e imagem do documento de identificação (RG, CNH, DNI).
Aqui, são reunidos os serviços Oiti. Seu uso é modular, ou seja: você pode escolher usar e combinar as funcionalidades que mais se adequam à sua esteira:
- Liveness Detection: detecção de vivacidade em biometria;
- Bureau de Faces: identificação de pessoas em cadastro biométrico;
- Captura e Tipificação de Documentos: crítica da aceitação e tipificação de documentos de identificação;
- Extração de Dados via OCR: extração de dados dos documentos de identificação;
- FaceMatch: validação do portador do documento de identificação;
- Documentoscopia Digital: autenticação do documento de identificação que evita o uso de documentos falsos.
Transacional: Use o Certiface AT
Oferta dedicada aos processos de autenticação e autorização de pessoas físicas, auxiliando os clientes na segurança da autenticação de usuários e autorização de transações financeiras e não-financeiras.
Reúne as capacidades de Liveness Detection e Autenticação Facial, que combinam recursos tecnológicos avançados para entregar um processo de autenticação forte, por meio do fator de inerência (biometria), potencializando a experiência do usuário e mantendo a performance de tempo de resposta transacional.
Quer conhecer mais sobre a Oiti? Conheça nosso site: https://www.oititec.com.br/